Coordenador : Danuza Pinheiro Bastos Garcia de Mattos
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389370.2199.54065.24022023
Departamento/Setor: MIP
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Nosso público alvo é representado principalmente por jovens que utilizam as redes sociais com maior frequência para informação e interação social. Historicamente os estudantes de graduação nas ciências da saúde, da UFF e de outras instituições de ensino, assim como alunos de pós-graduação têm acompanhado nossos perfis. Gostaríamos de manter esse público e também diversifica-lo envolvendo pessoas de outras áreas de estudo e níveis de escolaridade. Não podemos deixar de mencionar que os seguidores nas redes podem se tornar disseminadores do que foi compartilhado, levando esse conhecimento aos seus contatos, amigos e familiares. Desta forma, é difícil dimensionar inicialmente o alcance das postagens e do material de acesso aberto que será disponibilizado nas mídias digitais. Portanto, o número de beneficiados pode ser significativamente maior do que o número estimado aqui no projeto. Nossos alunos de graduação que compõem a equipe também fazem parte do nosso público alvo, para os quais objetivamos o amadurecimento e desenvolvimento de novas habilidades, contribuindo para formação profissional e pessoal dos mesmos.
Local de atuação: A ação será produzida através de redes sociais na internet, podendo ser realizada pela equipe de forma remota, utilizando instalações da UFF ou outros espaços, tal como as residências dos membros durante o período de trabalho domiciliar. Como base teremos os municípios de Niterói (sede de nosso Instituto Biomédico) e Rio de Janeiro, onde a maior parte dos integrantes reside.
Objetivo
Objetivo Geral: Divulgar a Parasitologia em redes sociais, abordando diversos campos de pesquisa e inovação, assim como informações básicas para prevenção e controle das principais parasitoses que ocorrem no Brasil. Objetivos específicos: - Divulgar a Parasitologia, seus campos de pesquisa, fundamentos e inovações através da curadoria de conteúdo digital (artigos científicos, notas de pesquisa, reportagens, eventos e ações) em postagens e comentários nas redes sociais pelo perfil Parasitologia Hoje (Instagram como eixo principal; Facebook como apoio) - Produzir material em mídias digitais (vídeos, cartilhas, imagens de acervo, memes e jogos educativos), com linguagem simples, inclusiva (#paratodosverem) e acesso aberto para compartilhamento no perfil Parasitologia Hoje nas redes sociais -Acompanhar as interações com conteúdo divulgado, ampliar o número de seguidores e promover as interações e diálogos com o perfil nas redes sociais. -Analisar dados métricos das postagens que geram mais engajamento/interações utilizando as ferramentas estatísticas disponibilizadas nas plataformas das redes sociais e traçar estratégias para novas ações. - Realizar ao menos um evento (presencial, remoto ou híbrido) para diálogo com a comunidade (público alvo) e outros profissionais que atuem na educação em saúde e popularização científica - Participar de encontros científicos e eventos (presenciais e/ou remotos) para divulgar nossa ação e resultados
Resumo
Os parasitos são importantes agentes patogênicos na população brasileira. Ao comprometer a saúde humana e dos animais, as doenças parasitárias geram também grandes perdas econômicas. Em resposta a isso, uma das mais importantes ferramentas de intervenção para prevenção e controle das parasitoses é a informação (correta e acessível). O uso de redes sociais como ferramenta para divulgação e popularização científica vem crescendo muito nos últimos anos e durante a pandemia de covid-19 mostrou-se vital para a saúde global. Propomos com o projeto fortalecer e expandir uma ação que já existe nas redes sociais, servindo como veiculo de comunicação e interação com a população como um todo, promovendo a informação com linguagem clara e acessível. O material de divulgação sobre os principais parasitos que circulam no Brasil será produzido por nossa equipe em diversos formatos (flashcards, cartilhas, vídeos, apresentações interativas), assim como a curadoria de conteúdos digitais e divulgação de suas fontes. Esperamos que a participação de alunos de graduação na execução das atividades extensionistas contribua para a formação profissional e pessoal dos mesmos, gerando com uma visão mais ampla e humanista de seu papel na sociedade. Muitos estudantes e profissionais da saúde e da educação têm acompanhado o projeto nas redes e interagido de forma muito positiva com nossa equipe, tanto no espaço virtual quanto presencial em eventos. Seus relatos mostram que o projeto está motivando ações semelhantes e engajando estudantes em diversas regiões do país.